top of page

Emagrecer rápido: qual é o segredo?

  • Foto do escritor: fernanda-riscado
    fernanda-riscado
  • 11 de mar.
  • 3 min de leitura

Muitas pessoas desejam um emagrecimento rápido. Mas será que isso é possível? E, se for, será que é saudável e possível manter no longo prazo? A resposta é: depende.


O processo de emagrecimento varia de pessoa para pessoa e depende de fatores biológicos (genética, hormônios) comportamentais (hábitos, relação com a comida, preferências) e ambientais (acesso aos alimentos, cultura, rotina, apoio da família).

Emagrecimento Rápido
Emagrecimento Rápido

Como emagrecer de forma rápida?


De forma simplista, para emagrecer basta criar um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que se gasta. Quando isso acontece, o corpo mobiliza os estoques de energia, principalmente na forma de gordura, para suprir sua necessidade de energia diária. Quanto maior o déficit calórico, mais rápida é a perda de peso. Mas, se na prática fosse tão simples, ninguém teria dificuldade de emagrecer e o efeito sanfona não seria um problema recorrente.


Dietas mais restritivas, quando bem planejadas para fornecer os nutrientes essenciais, podem ser saudáveis e não necessariamente causam danos ao metabolismo. No entanto, ao emagrecer o nosso corpo passa por adaptações metabólicas que são uma verdadeira pedra no sapato.


O grande desafio do emagrecimento: as adaptações metabólicas


Durante a perda de peso, o organismo se adapta, reduzindo ligeiramente o gasto energético e aumentando o apetite. Estudos indicam que para cada quilo perdido, o apetite pode aumentar em cerca de 100 kcal e o gasto energético pode diminuir entre 20 e 30 kcal.


Isso quer dizer que emagrecer rápido é inviável?


NÃO. As adaptações metabólicas ocorrem em resposta a quantidade de peso perdida e não ao tempo levado para perdê-lo. Inclusive, algumas pesquisas sugerem que pacientes que emagrecem rapidamente podem manter o peso perdido até com mais facilidade. Mas, será que a perda de peso rápida é para todo mundo?


Para quem é mais indicado o emagrecimento rápido?


Algumas se sentem mais motivadas com uma perda de peso inicial acelerada porque isso as deixa mais motivada para enfrentar os desafios do processo de emagrecimento, como ter que driblar as adaptações metabólicas, exercer o autocontrole para resistir a tentações alimentares, aprender a lidar com eventos sociais, dedicar tempo para organizar uma alimentação saudável, entre outros.


Outras pessoas vão conquistar resultados mais duradouros em um processo mais flexível, ainda que demore mais para ver os resultados. Um bom nutricionista vai te ajudar a identificar qual é o mais indicado para você com base na sua personalidade, no seu estilo de vida e em como você lidou com tentativas anteriores de emagrecimento.


Quem tem mais chance de sucesso no emagrecimento rápido?


Independente da velocidade da perda de peso, algumas características são essenciais para quem alcança e mantém seus resultados:


  1. Percepção de resultados e menor sensação de restrição


    Independente da dieta ser restritiva ou não, é a sua percepção que importa. Você pode estar numa dieta que não tem nenhuma restrição calórica e mesmo assim se sentir privado caso seja proibido de comer algum alimento específico. Bem como você pode estar tendo ótimos resultados de emagrecimento e não perceber isso pois, não tem os parâmetros certos para avaliar a sua evolução.


    É preciso avaliar sua evolução com parâmetros que vão além da balança e aprender a ressignificar a sensação de restrição. Será que só quem controla a alimentação está se restringindo ou você também não se restringe de alcançar o emagrecimento que você deseja quando escolhe não controlar?


  1. Melhoria do ambiente


    O ambiente que você está inserido pode influenciar nas suas escolhas muito mais do que você percebe. Quantas vezes você comeu um chocolatinho a mais só porque estava ali disponível? Quantas vezes você se pegou fazendo coisas que nem queria tanto assim só porque os outros estavam fazendo?


    Organizar a alimentação para ter refeições saudáveis disponíveis, separar tempo para exercício físico, evitar ambientes com muitas tentações e se cercar de pessoas com objetivos semelhantes facilita muito a manutenção do processo.


  2. Flexibilidade cognitiva


    Emagrecer rápido ou devagar vai exigir que você saiba lidar com imprevistos que muitas vezes vão te desestabilizar e desviar do processo. Mas, tudo bem, o emagrecimento não é linear. Haverá falhas, e saber aprender com os erros e retomar o plano o mais rápido possível é essencial para alcançar o emagrecimento duradouro.


  3. Maior nível de atividade física


    A atividade física vai muito além de gastar calorias. Ser ativo e ganhar músculos melhora o metabolismo e potencializa a queima de gordura, sendo um fator fundamental para o sucesso no emagrecimento.


Conclusão


Emagrecer rápido é possível e pode ser até benéfico, desde que seja feito com estratégia e acompanhamento adequado. No entanto, a velocidade não é o único fator determinante para o sucesso do emagrecimento. O que realmente importa é a capacidade de manter os resultados a longo prazo, criando hábitos sustentáveis e adaptando o processo à sua realidade.



 
 
 

Commenti


bottom of page